quinta-feira, 22 de abril de 2010

Tecnologias Educacionais

A tecnologia educacional é a área de conhecimento onde, através de objetivos, propiciamos formas adequadas de utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, preocupando-se com as técnicas e sua adequação às necessidades e à realidade dos educandos, da escola, do professor, da cultura em que a educação está inserida.
Tendo como ponto principal o desenvolvimento de conhecimento tecnológico através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's), com a atitude de promover a inclusão digital junto à comunidade escolar.
Tanto a tecnologia quanto a educação estão fundamentadas na separação entre o saber e o poder, na divisão social do trabalho. Nas relações capitalistas, os proprietários dos meios de produção, ao reservarem para si e para seus acessores a função da concepção, da organização e do mando no processo produtivo, passam a controlar o saber. As tarefas de execução (manuais) são atribuídas aos trabalhadores (operários). Isso define concretamente a separação entre a teoria e a prática, a concepção e a operação, entre o saber e o fazer.
Luckesi (1986) define Tecnologia Educacional como:

“... a forma sistemática de planejar, implementar e avaliar o processo total da aprendizagem e da instrução em termos de objetivos específicos, baseados nas pesquisas de aprendizagem humana e comunicação e materiais, de maneira a tornar a instrução mais efetiva.” (p.56)

A realidade tem mostrado cada vez mais a necessidade da escola rever o seu projeto pedagógico, reconhecendo de forma crítica e adequada a presença das novas tecnologias na vivência do aluno fora do contexto escolar. Daí a importância da inclusão dos múltiplos domínios da realidade em suas dinâmicas curriculares.

Essa inclusão pode ser feita por meio da criação de ambientes propícios para a utilização desses recursos e, é isso que propomos: fazer uso das tecnologias existentes para a melhoria da qualidade de ensino e conseqüentemente da formação do professor. Contudo, essa forma pedagógica deve estar fundada em uma concepção de conhecimento que reconheça a importância da reflexão crítica a respeito da utilização dos recursos existentes e suas implicações e impactos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário